Formada por nascidos entre 1997 e 2012, a geração Z tende
a consumir menos álcool, buscar conveniência e exigir experiências alinhadas ao
bem-estar e propósito
A chegada da Geração Z ao centro do mercado consumidor está
provocando transformações profundas nos hábitos alimentares e de socialização,
com reflexos diretos no setor de bares e restaurantes. Formada por jovens
nascidos entre 1997 e 2012, essa geração cresceu em um ambiente digital,
altamente conectado, e com forte senso de identidade, propósito e autocuidado.
As mudanças nos padrões de consumo vão desde o aumento da demanda por bebidas
com pouco ou nenhum álcool até a valorização de experiências personalizadas e a
busca por conveniência no serviço.
De acordo com um levantamento realizado pela Mind &
Hearts, do grupo HSR Specialist Researchers, com 677 pessoas de diferentes
faixas etárias, 36% dos integrantes da Geração Z no Brasil consomem álcool
apenas uma vez por mês ou com menor frequência. O índice é superior ao
registrado entre os integrantes da Geração Y (32%) e da Geração X (32%). Além
disso, 88% dos jovens entre 18 e 25 anos estão dispostos a reduzir ou
abandonar o consumo de álcool, número também superior ao de 81% observado
na Geração Y e aos 85% da Geração X.
Menos álcool, mais consciência: o crescimento do mercado
de bebidas alternativas
Com isso, o mercado de bebidas também está se adaptando.
Segundo um estudo da MindMiners, apenas 45% dos jovens da Geração Z no
Brasil consomem bebidas alcoólicas, o menor índice desde 1962. O relatório
destaca que esses consumidores priorizam saúde física e mental, clareza e
autocontrole, o que está redefinindo o conceito de celebração. O resultado é um
impulso significativo no setor de bebidas não alcoólicas, que deve movimentar US$
3,8 trilhões até 2034, impulsionado por categorias como mocktails,
kombuchas e drinks funcionais.
Essa mudança também já é sentida pelos estabelecimentos do
setor. No Grafficca Bar, em Belo Horizonte, a crescente procura por coquetéis
sem álcool motivou a ampliação do cardápio. “Muitos clientes buscavam
bebidas criativas e sofisticadas, similares aos coquetéis clássicos, mas sem
álcool. Por isso, desenvolvemos novas opções e adaptamos receitas já
existentes, garantindo que todos possam aproveitar a experiência”, conta Marilda
Ribeiro, proprietária do bar.
Para José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo e
Inteligência da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), essa
tendência abre oportunidades. “Os consumidores estão cada vez mais atentos à
qualidade do que consomem e buscam alternativas que proporcionem prazer sem abrir
mão do bem-estar. Nos EUA, há uma onda chamada Stealth Health, ou
""saúde oculta”. Ela combina sabores tradicionais e que trazem
indulgência com algum elemento mais saudável para dar o conforto de que o que
se está consumindo faz bem à saúde”, explica.
Geração Z dita o ritmo: conveniência, personalização e
propósito
Mas o impacto da Geração Z no setor vai além do cardápio.
Uma pesquisa divulgada pela Ticket revelou que essa geração é responsável
por 51% dos pedidos de delivery realizados no Brasil. Isso mostra uma clara
preferência pela comodidade, com 46% dos jovens preferindo a entrega
ao invés da retirada no local ou drive-thru. A praticidade e a economia de
tempo se tornaram prioridades para esse público, que está disposto a pagar mais
para evitar deslocamentos.
O estudo também mostra que os fast foods lideram entre os
pedidos da Geração Z, seguidos por culinária brasileira, lanchonetes,
pizzarias e carnes. Já o maior gasto médio por tipo de culinária foi registrado
na comida japonesa, com R$ 84,80 por pedido, enquanto a comida mineira
apresentou o menor gasto médio, de R$ 49,59.
Além disso, os jovens da Geração Z valorizam programas de
fidelidade personalizados, demonstrando que desejam mais do que simples
recompensas. Eles buscam experiências sob medida, que reflitam seus valores e
interesses individuais. Nesse cenário, a confiança e a reputação online dos
estabelecimentos tornam-se fatores decisivos na escolha de onde
consumir.
São muito bem-informados e pesquisam avaliações e
indicações. Geralmente, não compram por impulso porque valorizam a questão
financeira, aponta o levantamento da Ticket. Por isso, investir em construir
uma presença digital forte é uma estratégia eficiente para atrair esse
público. O Instagram é a plataforma que mais influencia suas decisões de
consumo, mas o Google cresce como opção de busca de restaurantes.
Mesmo com poder de compra crescente, a Geração Z segue em
busca de promoções e bom custo-benefício. O estudo indica que ofertas e
descontos são cruciais na hora de decidir onde comer, reforçando a importância
de estratégias comerciais voltadas à retenção e à atração desse grupo.
A reconfiguração de valores promovida pela Geração Z já está
moldando novos padrões de entretenimento, marketing e experiência de marca.
Cardápios, campanhas publicitárias e até a atmosfera dos estabelecimentos
precisam refletir esse novo olhar. Como resume o relatório: “O futuro está nas
experiências que valorizam presença, bem-estar e propósito”.